Câmara de Vereadores realiza primeira sessão ordinária de 2018.

Câmara de Vereadores realiza primeira sessão ordinária de 2018. A noite de quinta-feira (01/02) deu início às atividades regulares da Câmara de Vereadores de Itaiópolis. A Casa realizou a primeira sessão de 2018, sob a presidência do vereador Osvaldo Bueno, vice presidente vereador Felipe Tavares, 1º secretário vereador Ivan Rech e 2º secretário vereador José Roberto Plonkovski.

A sessão solene de instalação da primeira sessão legislativa contou com a presença do prefeito Reginaldo Fernandes Luiz, o juiz da Comarca de Itaiópolis Dr. Gilmar Nicolau Lang, a Secretária de Educação Araceli Mengarda Jakubiak, secretário da saúde Benedito Bento Gonçalves,o presidente da Associação Empresarial e Industrial de Itaiópolis senhor Orides Varella, imprensa local, líderes partidários municipais e cidadãos que sempre estão presentes e acompanham as sessões e suas deliberações.

Meritíssimo Juiz no uso da tribuna, mencionou ser a primeira vez que se faz presente na instalação de uma sessão legislativa, pois a mesma sempre coincidia com seu calendário profissional. Parabenizou a nova mesa diretora e desejou um ano de trabalho harmônico, que todos os poderes trabalhem em consonância pra fazer o melhor para a sociedade Itaiopolense e na medida do possível, colocou o poder judiciário à disposição para desenvolver trabalhos que melhorem a vida da comunidade.

O prefeito usou a tribuna para saudar os vereadores e destacou a importância da união entre Poder Executivo e Legislativo para a realização de um bom trabalho. Agradeceu aos vereadores por seu papel na aprovação dos projetos encaminhados pelo executivo e ressaltou a proposta de se trabalhar em conjunto pelo bem do município. ”Nosso sucesso é o bem do povo Itaiopolense”, finalizou.

Passada a palavra para os vereadores, vereador Julmar Zerguer, desejou sabedoria no desempenho dos trabalhos em benefício ao povo Itaiopolense. Ressaltou seu desejo de harmonia e que possamos ser melhores a cada ano que passe. “Que as verbas parlamentares possam chegar até aqui e prover as melhorias que o povo tanto necessita”, destacou.

No uso da palavra, Celestino Smangozeski, falou sobre a procura do povo aos vereadores, justificando ao prefeito que por conta disso tem se procurado muito o executivo. Desejou um ano de muita saúde para todos, que certamente será um ano muito produtivo e se colocou à disposição do prefeito por ser um ano muito difícil, sendo ano eleitoral e da Copa do Mundo, de muita correria pra conseguir recursos até abril data limite das transferências de emendas parlamentares. “Desejo sucesso a essa nova mesa diretora”, finalizou.

O vereador Francisco Kuiava parabenizou a nova mesa diretora, desejando sucesso e dias de muita união para amenizar os problemas da comunidade Itaiopolense, falou sobre a extensa malha viária que compõe nosso município e de que esta conta com apenas 15% de algum tipo de pavimentação. Ressaltou que: “A união de nossa Câmara deve ser vista como exemplo para a sociedade e que quando se atinja uma conquista, o mérito não seja deste ou daquele e sim, uma conquista de todos juntos, o povo e seus representantes”, destacou.

Vereador Ivan Rech, iniciou seu discurso com profundo lamento acerca do cenário político que vivemos no pais, frisando a dificuldade de ser político atualmente, que se é mudança que o povo clama, dificilmente acontecerá de Brasília pra Itaiópolis, ela deve ser ao contrário e começar daqui, com a garantia da representação popular, sempre com o princípio do compromisso de defender os interesses da coletividade e garantir o desenvolvimento do município, com consonância e entendimento acerca das reais necessidades que se apresentem.

Em seguida, o vereador Osvaldo Bueno agradeceu aos demais vereadores por ter sido escolhido Presidente da Mesa Diretora para o ano de 2018 e pediu união aos colegas e servidores do Poder Legislativo Itaiopolense, concluiu dizendo que: “A Política é como um caminho aberto, se caminharmos juntos plantando os interesses de nosso povo, quando chegarmos ao objetivo seremos aplaudidos. Mas se caminharmos sozinhos de cabeça baixa, certamente chegaremos sozinhos”, finalizou.

Encerrada sessão de instalação, após cinco minutos iniciou-se a primeira sessão ordinária.

Na Sessão Ordinária foram lidos 2 projetos de leis encaminhados pelo executivo pra apreciação dos vereadores e de autoria do Poder Legislativo foram lidos 1 Projeto de emenda à Lei orgânica Municipal protocolado pela mesa diretora, 1 requerimento de informação feito ao executivo pelo vereador Ivan Rech, 5 indicações feitas pelos vereadores Otávio Melnek, José Valdir Blaskovski, Osvaldo Bueno, Felipe Tavares e Ivan Rech, 1 alteração ao Projeto de Lei Complementar feita pelo vereador Celestino Smangozeski e 1 Moção de Pesar feita pelo vereador Otávio Melnek.Também foram lidos os ofícios encaminhados pelos líderes partidários municipais com as indicações dos líderes de bancada dos partidos, ficando pelo PP o vereador Ivan Rech,pelo PSD o vereador Otávio Francisco Kuiava. Por fim a leitura com a formação das Comissões Parlamentares, que pode ser acessada no link:https://www.camaraitaiopolis.sc.gov.br/comissoes.php

Todos os projetos serão agora analisados pelas Comissões Parlamentares e após receberem parecer das comissões, os projetos são encaminhados à pauta para votação nas próximas sessões. O requerimento de informação foi aprovado por unanimidade os atos podem ser lidos na integra no site da Câmara de Vereadores de Itaiópolis.

A próxima sessão ordinária acontece na próxima segunda-feira, 05 de fevereiro, a partir das 18h15. As sessões são abertas ao público e podem ser acompanhadas na sede da Câmara. O áudio em tempo real, também pode ser acompanhado em “Sessões Online” no site www.camaraitaiopolis.sc.gov.br ou baixados no dia seguinte no site em “Sessões Anteriores”.