Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Participação popular, a força da democracia.

Participação popular, a força da democracia.  A participação popular é o efetivo exercício do poder político e é indispensável para nossa democracia. O Poder Legislativo no município é realizado através da Câmara Municipal, cujos agentes políticos são os 9 vereadores. Possui funções legislativas que analisam, discutem e votam projetos de leis do Governo Municipal e vezes também, elaboram leis, sempre com vistas na organização dos serviços públicos. É participando nestes momentos em que tramitam esses projetos públicos que a população toma sua parte no poder das decisões desta organização dos serviços.

Foi o que aconteceu ontem, os moradores da Rua Iraçú Bussmann vieram a sessão ordinária trazer sua experiência como residentes nesta rua e apontaram suas necessidades de obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos moradores e usuários da via de trânsito.

Deixando esse ato popular mais completo, o Prefeito municipal estava presente e ouviu na integra o documento protocolado na casa pelos moradores do Bairro Bom Jesus, lido pelo 1º Secretário da Mesa Diretora vereador Ivan Rech no momento da sessão onde o Poder Legislativo torna público os documentos recebidos e expedidos pela secretaria da casa. No uso da tribuna, o chefe do Governo Municipal trouxe ao conhecimento dos moradores e de todos o projeto pretendido, que é o de pavimentação no sistema conhecido como “anti-pó”.Este sistema consiste na aplicação de uma camada fina de asfalto sobre a via de trânsito e segundo o Prefeito, nas vias onde existe fluxo bem pequeno de veículos de carga, a eficácia na pavimentação, pode fazê-la durar anos.

Ontem os moradores da Rua Iraçu Bussmann, conquistaram seu direito de expor sua necessidade e pedir por uma obra pública que será de bem comum, em uma forma de participação coletiva, organizada e muito educada. Parabéns aos cidadãos e sintam-se bem-vindos todas as segundas-feiras a partir das 18h15 para exercerem sua cidadania.