Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Sessão Ordinária de 2 de maio

 Na tribuna os assuntos foram:

O Vereador Francisco Kuiava discursou em homenagem ao dia 03 de maio, dia municipal da Comunidade Polonesa. Falou que os costumes e tradições vem sendo engolidos pela aculturação e são poucas as resistências que ainda sobrevivem a modernização.

-“As manifestações folclóricas praticamente desapareceram, assim como estão em vias de extinção as manifestações orais, incluindo as cantigas e a fala do idioma. Quase sempre, os costumes e tradições polonesas apenas são lembrados em festas e eventos específicos e nos desfiles públicos”, comentou.

Lembrou que ainda se preservam alguns costumes principalmente na gastronomia típica e enalteceu o trabalho voluntário da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis e seu trabalho de resgate e preservação da identidade polonesa de Itaiópolis.

-“Um grupo de voluntários que através da dança e da arte, mantem vivas histórias sobre quem somos e de onde viemos, preservam costumes, desenvolvem eventos como a Noite Polonesa em agosto, a Bodega Polaski e peças de teatro, disponibilizam seu trabalho voluntário e sua sede social no Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu para atender outras instituições privadas e também públicas, em lançamentos de livros, encontros de profissionais da área da cultura e turismo e premiações. Um trabalho que enriquece a comunidade polonesa, tanto que é uma entidade reconhecida de utilidade pública pela Lei 208 de 14 de agosto de 2007”, destacou.

Finalizou destacando a Lei Estadual 12.654/2003 do então deputado estadual Mauro Mariani instituindo o título de “Capital Catarinense da Cultura Polonesa” a Itaiópolis e parabenizou as famílias que há 100 anos vem trabalhando arduamente em prol do desenvolvimento e crescimento do município.

O Vereador Celestino Smangozeski iniciou seu discurso comentando sobre o requerimento de informação acerca das confecções das carteiras de trabalho. Disse que se sente feliz por saber que este serviço já está disponível em sala anexa à Rodoviária Municipal. Seguiu justificando suas indicações acerca de trabalho de paisagismo nos canteiros centrais das ruas de Alto Paraguaçu e da urgência na pintura das faixas de pedestre no município.
Ponto alto de seu discurso, trouxe a tribuna a questão da insegurança no município por conta dos muitos furtos e roubos que vem acontecendo em Itaiópolis.

-“É inadmissível e inaceitável que nada tem sido feito pelas autoridades do nosso município quanto este assunto”, comentou.

Sugeriu encaminhamento de requerimento a Polícia Civil pedindo informações acerca do número de furtos e roubos em 2007 e 2018 em nossa cidade.

-“Precisamos conversar com o Secretário de Segurança Pública do estado e tomar providências contra esses marginais”, destacou.

Pedindo uma parte, o Vereador Ivan Rech se comprometeu em redigir os requerimentos solicitando o número de registros de termos circunstanciados de furtos e roubos feitos pela Polícia Militar e dos boletins de ocorrência produzidos pela Polícia Civil no último ano referentes a este tema.

-“A questão de segurança pública é um assunto que vem piorando a muito tempo. Nós solicitamos ao prefeito no ano passado que ele usasse sua influência junto ao então governador Colombo, dado a sempre dita influência e amizade que os dois teriam, para que se enviassem mais policiais a Itaiópolis. Se nem isso foi possível, se nem isso valeu, acho que a situação é muito crítica mesmo, porque a única coisa que podemos solicitar ao Secretário de Segurança Pública do estado é que por intermédio do governo sejam enviados primeiramente policiais para que façam a prevenção e policiais para que façam as investigações e então a prisão. É realmente uma situação lamentável o ponto que estamos chegando (...) o cidadão de bem acabou se tornando refém de sua p´ropria residência com tanto malandro andando aí pelas ruas”, finalizou.

O Vereador Julmar Zerger, também se usando de uma parte comentou:

-“O povo está pedindo socorro! Eu fui chamado ontem até o cemitério municipal de Itaiópolis pra dar uma olhada, segundo relato, o povo diz não ter como visitar os entes queridos porque tem sete indivíduos alcoolizados, jogando tudo que é lixo, comida e até a capela já foi quebrada, uma bagunça. Já falei com a polícia, pedi socorro e nada foi feito. Estão roubando peças dos túmulos, letreiros, algumas coisas de bronze. Os donos dos túmulos estão tirando os crucifixos e levando pra casa porque estavam sendo roubados (...) As pessoas dizem “vereador nos acuda”, já fui atrás de prefeitura e CRAS mais 2 ou 3 funcionários vão fazer o que?”, indagou.

Comentou a impossibilidade de se fazer uso da força para conter os usuários que utilizam o local para se embriagar, por conta de que também são cidadãos e tem seu direito de ir e vir e nos falta casas de passagem ou albergues para recolher e tratar essas pessoas.

- “O que tinha que ser feito pra tirar essas pessoas de lá? Fica a pergunta", finalizou.

O Vereador Osvaldo Bueno, também no uso de uma parte, em primeiro momento lembrou da urgência em pintar as faixas de pedestres e sinalizar as lombadas e seguiu destacando seu comprometimento em encontrar uma solução acerca da insegurança pública.

-“O cidadão não tem mais liberdade de ir para a cidade, pois quando voltam já tiveram suas casas arrombadas, televisão e motosserra roubadas. Vamos sim, todos nos irmanar nessa luta e pedir urgentemente segurança para o nosso cidadão, pois são trabalhadores, são honestos e só querem segurança e trabalho”, finalizou.

O projeto votado na ordem do dia foi o P.L. 020/2018, que autoriza a alienação dos bens imóveis inservíveis mediante leilão. Com pareceres jurídico e da Comissões Parlamentares de Redação, Legislação e Justiça e Finança, Orçamento e Contas do Município favoráveis, o projeto seguiu para discussão onde o vereador Ivan Rech pediu para que se deixasse registrado que os valores arrecadados com o leilão serão revertidos na compra de uma ambulância para o Hospital Santo Antônio. Em votação o P.L. 020/2018 foi aprovado por unanimidade.

Sem mais assuntos o presidente encerrou a sessão.



Mais Notícias



Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados